Só o que interessa no Direito

Orientação para concursos públicos.

Wednesday

04

May 2016

Boletim de Jurisprudência nº 122 do TCU - Esquematizado

by Fabio Rodrigues de Carvalho

(Acórdão 847/2016 Plenário)

Recurso. Prazo. Prorrogação. Interrupção

Não há previsão legal para dilação ou interrupção de prazo para interposição de recursos a pedido de responsável.

(Acórdão 854/2016 Plenário)

Contrato Administrativo. Obras e serviços de engenharia. Superfaturamento. Sicro. Referência

A primeira versão do Sistema de Custos Rodoviários (Sicro I), quando vigente à época da licitação, é o parâmetro adequado para se realizar comparações de preços de obras rodoviárias e apurar eventual superfaturamento, de modo que a adoção de valores contratuais superiores aos constantes no sistema só pode ser admitida mediante justificativa técnica adequada.

(Acórdão 854/2016 Plenário)

Contrato Administrativo. Obras e serviços de engenharia. Superfaturamento. Sicro. Referência. Correção. Índice de preços.

A correção ou a retroação de referenciais de preços, como o Sicro, por longos períodos não se presta para a verificação da compatibilidade dos valores contratados com os praticados no mercado à época do ajuste, uma vez que correções monetárias por períodos demasiadamente longos geram distorções.

(Acórdão 854/2016 Plenário)

Princípio da ampla defesa. Tomada de contas especial. Arquivamento. Intempestividade

O mero transcurso de dez anos entre a data do ato irregular e a citação não é razão suficiente para o arquivamento da tomada de contas especial, sem exame de mérito. É preciso que, além disso, fique demonstrado efetivo prejuízo à ampla defesa.

(Acórdão 855/2016 Plenário)

Contrato Administrativo. Aditivo. Serviço novo. Preço máximo. Desconto. Preço global

Os aditivos para inclusão de serviços novos (art. 65, § 3º, da Lei 8.666/1993) devem observar, no mínimo, o mesmo desconto inicial do ajuste, ou seja, a mesma diferença percentual entre o valor global contratado e aquele obtido a partir dos custos unitários do sistema de referência aplicável.

(Acórdão 855/2016 Plenário)

Direito Processual. Recurso de revisão. Admissibilidade. Ação rescisória

As hipóteses de cabimento do recurso de revisão limitam-se àquelas indicadas no art. 35 da Lei 8.443/1992, não se estendendo aos casos de ação rescisória previstos no Código de Processo Civil (CPC).

(Acórdão 871/2016 Plenário)

Pessoal. Conselho de fiscalização profissional. Remuneração. Teto constitucional. Entendimento (TCU)

Aos conselhos de fiscalização profissional, por serem entidades de natureza autárquica, deve-se aplicar o teto constitucional previsto no art. 37, inciso XI, da Constituição Federal.

(Acórdão 872/2016 Plenário)

Convênio. Licitação. Aproveitamento de licitação. Requisito

A utilização de licitação pretérita para execução de objeto pactuado em contrato de repasse deve estar condicionada ao atendimento dos dispositivos previstos na Lei 8.666/1993, na respectiva LDO e nos demais dispositivos que regem a aplicação dos recursos públicos federais, além de estar adstrita à verificação da conveniência e da oportunidade do ato, sempre de forma tecnicamente motivada, com a emissão de parecer conclusivo ou de outro instrumento congênere.

(Acórdão 872/2016 Plenário)

Licitação. Qualificação técnica. Exigência. Vínculo empregatício. Prestação de serviços

Configura restrição ao caráter competitivo da licitação a exigência, para fins de comprovação da capacidade técnico-profissional (art. 30, § 1º, inciso I, da Lei 8.666/1993), da demonstração de vínculo empregatício, por meio de carteira de trabalho, do profissional com a empresa licitante, sendo suficiente a comprovação da disponibilidade do profissional mediante contrato de prestação de serviços, sem vínculo trabalhista e regido pela legislação civil.

(Acórdão 877/2016 Plenário)

Licitação. RDC. Contratação integrada. Orçamento estimativo. Referência. Anteprojeto. Avaliação expedita

Na contratação integrada, sempre que o anteprojeto permitir, a estimativa de preço a que se refere o art. 9º, § 2º, inciso II, da Lei 12.462/2011 deve se basear em orçamento tão detalhado quanto possível, referenciado em bases de dados amplamente aceitas, como Sicro e Sinapi, devidamente adaptadas às condições peculiares da obra. A utilização de estimativas paramétricas e avaliações aproximadas baseadas em obras similares deve se restringir às frações do empreendimento não suficientemente detalhadas pelo anteprojeto.

(Acórdão 908/2016 Plenário)

Pessoal. Conselho de fiscalização profissional. Diárias. Indenização. Valor. Referência

Os conselhos de fiscalização profissional, na fixação do valor de diárias e de outras indenizações correlatas, com base no art. 2º, § 3º, da Lei 11.000/2004, devem adotar valores razoáveis, que não excedam injustificadamente aqueles estabelecidos por outros órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

(Acórdão 4503/2016 Segunda Câmara)

Gestão Administrativa. INCRA. Reforma agrária. Seleção. Beneficiário. Assentamento rural

É irregular restringir a seleção de beneficiários para distribuição de lotes destinados à reforma agrária aos trabalhadores rurais que já se encontrem acampados no projeto de assentamento, devendo ser observados os critérios fixados no art. 19 da Lei 8.629/1993 e na norma de execução do programa.